Experimento: Trocas de Calor


Ver abaixo:

O Marcos (do CAHo) e a Camila (do CAC) colocam a mão da massa para fazer este experimento que demonstra quantitativamente a troca de calor em um sistema aproximadamente isolado. No fim do vídeo tem as contas pra aula ficar completa.

Para entender bem esta aula, é melhor ver primeiro este vídeo, para entender o que é calor específico.


Se você quiser assistir no YouTube, clique aqui.




A seguir, a mesma aula no ano 2007:

O vídeo ao lado mostra um experimento coletivo (isto é, apenas um experimento que a classe toda observa), realizado a pedido do professor por uma aluna (Samara, 2º CAC) em sala de aula.

O experimento nada mais é do que a mistura de 200g de ferro à temperatura ambiente, com 200g de água a 70ºC aproximadamente (as temperaturas são medidas no ato da experiência, com um termômetro comum, e o volume de água é medido em uma proveta; a água quente estava inicialmente em uma garrafa térmica).

A aula segue pedindo que a classe opine, antes de realizarmos o experimento, sobre qual será a temperatura final antes de realizarmos o experimento; alguns imaginam ser a média aritmética, mas outros percebem que o ferro vai variar mais a temperatura, abaixando pouco a temperatura da água. Ao fim do experimento, pede-se que expliquem o resultado e em geral, alguns alunos conseguem demonstrar o resultado com raciocínio proporcional. O professor finaliza a aula expondo o procedimento para o cálculo da temperatura final a partir da idéia de que a soma dos calores do ferro e da água deve ser ZERO.


Se você quiser assistir no YouTube, clique aqui.

Calorímetro Caseiro: 


  



Principal | Atividades | Fórum | Aos Alunos
Interagindo | Aspectos  Filosóficos | Noticias
E-mail:  flavioscunha@hotmail.com