1º Ano do CAC e o
TREBUCHET!!!


Confesso que quando passei esse trabalho aos alunos do 1º CAC, para finalizar o tópico de Lançamentos Cinemáticos (veja sobre isso, esse vídeo e esse), pensei que não sairia nada... "Um Trebuchet??", se espantaram quando pedi um de cada grupo. Mas se animaram ao ver os vídeos coletados no YouTube sobre o assunto (basta colocar "trebuchet" na pesquisa daquele site e você vai encontrar muita coisa, veja). E a animação foi maior quando os primeiros disparos foram dados!

À direita você confere o vídeo das aulas de montagens e testes. Veja que o professor foi pego em sua própria armadilha: se tornou alvo dos seis Trebuchets da classe, todo mundo queria acertar-lhe pelo menos um tiro...


Para assistir esse vídeo no You Tube clique aqui.

O objetivo do trabalho era visualizar o lançamento oblíquo, calculando a velocidade do disparo do Trebuchet com um pouco de cinemática e supondo que o ângulo era de 45º quando se conseguia uma distância máxima. Para isso, os grupos ficaram testando "milhares" de vezes para conseguir uma distância recorde.

Agora vamos aos trabalhos (vale dizer, penosos trabalhos...) do pessoal:

O grupo da Renata, Júlia, Amanda Ribeiro, Milena, Letícia e Bruna foram o primeiro grupo a ter o Trebuchet funcionando e exatamente como manda o figurino! Calma, pessoal, não precisa ficar com ciúme porque cada um teve seu mérito, daqui a pouco eu falo. Abaixo, além da foto você pode conferir uma apresentação que elas mesmas fizeram (e que incrível: sem o professor pedir!) para relatar detalhadamente as duras penas que sofreram para atingir este objetivo (note, no vídeo, que tiveram uma "ajudinha" externa...).
Veja abaixo o relatório elaborado por este grupo (especificamente a Letícia).
   


Para assistir esse vídeo no You Tube clique aqui.

Agora o Trebuchet mais potente! O grupo do Patrick, Luiz Fernando, Andrey, Vitor, Daniel e Jeferson fizeram esse Trebuchet aí, que não ficou muito bonito mas foi o que lançou mais longe: desse tamaínho aí atingiu mais de 10m (também só faltou pendurar a pia da cozinha como peso, dá só uma olhada). Isso prova que "beleza não põe mesa", né galera? Mas ajuda...

O grupo da Beatriz, Janaína, Eduardo, Jéssica, Carolina e Rafaela (desculpe! não deu pra ver direito na foto!) uniram o jeitinho doméstico com técnica, provando que, de fato, "a união faz a força" (note o apelo comercial no peso que eles utilizaram...). E se você assistiu o primeiro vídeo lá em cima, percebeu que foram eles que deram o tiro certeiro no professor! Mas esperem, garotos... a vingança é um prato que se come frio! Ha! Ha! Ha! (tipo, risada macabra, entende?)

O Trebuchet mais "simpático" de todos, pequeno mas versátil, construído pelo grupo da Patrícia, Marília, Mariana, Amanda, Caroline e Dayane. Organizado que é, esse grupo havia feito até um protótipo para pensar como seria o trabalho.

Em princípio as garotas (Amanda, Mariana, Aline, Geovana, Yasmin e Bianca) não se entrosaram muito com o trabalho, mas no fim conseguiram bons resultados com esse trebuchet aí, um pouco desajeitado, mas totalmente desmontável! Isso com certeza foi uma inovação entre todos os outros Trebuchets da classe.

E finalmente o atrasado grupo do Anderson, Bruno, Luiz e Pablo construíram esse totalmente original Trebuchet. Demorou, não funcionou direito no começo mas conseguiram alguns disparos. Parabéns!


Relatório do Grupo da Letícia, Renata, Amanda Ribeiro, Bruna, Júlia e Renata:

Local e Data: Casa da Renata( dia 06/06/2007) para montar o trebuchet. Casa da Milena (dia 12/06/2007) para calcular o alcance, mas não deu certo e no laboratório do CAC (durante o horário de aula)

Grupo de Trabalho: Amanda Ribeiro, Bruna dos Santos, Júlia Trupel, Letícia Ribeiro, Milena Dias, Renata Rocha (só feras!!)

Objetivo: Calcular o alcance do objeto que foi lançado, e a partir dele a sua velocidade inicial

Materiais: Madeira, Cola Madeira, Serra, Furadeira, Pregos, Grampeador de Pressão, Lixa, Canetas, Tecido, Tesoura, Alicate, Chave de Fenda, Camêra Digital, Trena e Papel Alumínio.

Procedimentos: Nós começamos nosso trabalho via internet (msn), discutimos os materias para o protótipo do trebuchet. Foi uma conversa bem demorada, em torno de umas 2h, enquanto estávamos discutindo os materiais, aproveitamos para procurar sites que mostrassem como fazer um protótipo de trebuchet, além disso, demos muitas risadas e queríamos agradecer a você por nos proporcionar "ESTE TRABALHO"( na verdade nós queríamos era jogar uma pedra na sua cabeça). Após o protótipo, combinamos o dia em que iríamos fazer o trabalho. Decidimos fazerdia 06/06/2007 na Casa da Renata. Chegamos lá ás 9h e tívemos algumas idéias para o nosso trebuchet. Enquanto pensávamos tiramos algumas fotos como "agradecimento" pelo nosso trabalho. Às 14h almoçamos e botamos noss trebuchet em prática. Esperamos o pai da Renata para nos ajudar a serrrar a madeira e usar a furadeira. Olhamos as madeiras e escolhemos qual seria a base do nosso trebuchet e fizemos as "pontes do trebuchet". Esperamos secar as madeiras, e com a ajuda do pai da Renata pregamos os parafusos com a furadeira e fizemos um eixo para o lançamento do objeto. Depois pensamos em que usar como peso do trebuchet, chegamos a conclusão de colocar uma caixinha de metal (nível e dentro dela material durepox) com peso de 700 gramas. Após isso fizemos a funda (pedaço de jeans) com arames ligando ao trebuchet. Como é de se esperar, não conseguimos terminar o trebuchet em um dia, o que faltava era o essencial: calcular o alcance, distancia e com um lançamento no angulo de 45º .
Nós tentamos calcular o angulo no dia 12/06 (dia dos Namorados!!) durante mais ou menos 2h, mas não deu certo resolvemos esperar as proximas aulas e fazer os testes, com os testes obtemos que o alcance do objeto lançado pelo trebuchet :6,3 metros com um angulo de 45°.


Dados Obtidos:

Alcance Máximo(num angulo de 45° ) = 6,3m
Gravidade= 10m/s²
Angulo= 45°
Sen 2O(angulo de 45)= sen 90= 1


Análise dos Dados:

achar Vo!
Fórmula: Alcance=Vo². Sen 2 o45/gravidade
Logo: Alcance= Vo²/gravidade
aplicando: 6,3/1= Vo²/10
      Vo²=6,3.10
      Vo=raiz quadrada de 63
        aproximadamente:7,94m/s
        em km/h: 28,4 km/h

Conclusão: Dessa forma chegamos a conclusão de que: fazer um trebuchet é algo muito cansativo, porém depois de pronto é super divertido ficar acertando objetos nos outros (nhe Flávio?!) com ela !!!
Bom, a real conclusão que pudemos chegar é que :
O alcance maximo(ou seja quando o objeto é lançado a um angulo de 45) do nosso trebuchet e de 6,3m
A velocidade inicial do objeto ao ser lançado é de aproximadamente 7,94m/s.

È ISSO AÌ!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Trecho do Filme "A Última Fortaleza" onde se vê um grande Trebuchet.


Para assistir esse vídeo no You Tube clique aqui.

Um oficial do exército americano é condenado em um presídio para militares. Lá, este oficial lidera uma verdadeira guerrilha, lutando por condições humanas de tratamento e para denunciar práticas abusivas da direção do presídio. Uma das armas que os presos desenvolveram é o trebuchet que pode ser visto no trecho ao lado. Note que a mira era feita avançando ou retrocedendo o trebuchet.





Principal | Atividades | Fórum | Aos Alunos
Interagindo | Aspectos  Filosóficos | Noticias
E-mail:  flavioscunha@hotmail.com