Oersted no Google


Para entender melhor o assunto, assista a aula sobre ELETROMAGNETISMO, clicando aqui.

Doodlle do GoogleComo é seu costume em datas comemorativas, no dia 14 de Agosto de 2009 o Google colocou em sua página principal o desenho ao lado, em homenagem ao físico Hans Cristian Oersted. Como seu trabalho foi tema de nossas aulas de Física no 2º bimestre do 3º ano, pedi que os alunos fizessem uma redação explicativa do desenho (valendo uma pequena notinha extra na prova, porque aluno é movido a nota, você sabe...). Eis aí alguns trabalhos!

Parabéns!



Lilian, CAHo.

Dia 14 de Agosto é aniversário do fisico e químico Hans Christian Orsted foi,conhecido, entre outras coisas, por ter descoberto que as correntes elétricas podem gerar campos magnéticos, surgindo então o eletromagnetismo.

O desenho do google vai além da experiência que Orsted fez para descobrir tal fato. Ao utilizar uma pilha com voltagem e um fio esmaltado ligado a ela, a corrente que passa pelo fio já cria um campo magnético, o qual atrai a agulha da bússola, que muda de posição conforme a sua posição perto do fio. As espiras envoltas no prego formam um eletroímam e maximizam o campo gerado pela corrente. Mas mesmo sem o prego a agulha da bússola seria atraída pelo fio.



Letícia, CAC.

O Homem do Experimento da Bússola

Atualmente a tecnologia e o comodismo invade a vida das pessoas, fazendo-as com que se esqueçam das grandes experiências e descobertas que contribuíram para o bem da humanidade.

E é nesse contexto de grandes feitos que se reconhece um inteligentíssimo cientista dinamarquês chamado Hans Christian Oersted (1777 - 1851). Ele mudou os rumos dos estudos da eletricidade e do magnetismo,após sua grande experiência, que comprovou a relação da eletricidade com o eletromagnetismo, que ajudou em muitos projetos futuros para a ciência.

Oersted nasceu no dia 14 de 1777, em Rudkobing, Dinamarca. Era filho de farmacêutico e possuía um padrão de vida muito elevado, o que contribuiu para a realização dos seus estudos fora do país. Desde pequeno, mostrou aptidão para estudos científicos e experiências físicas, dessa forma, ele conseguiu realizar seus objetivos da melhor forma e foi premiado com inúmeros prêmios.

O experimento surreal aconteceu de maneira sutil. Em uma manhã de 1820, Hans estava preparando experimentos para seus alunos, quando ficou refletindo a duvida da época dos cientistas, será que poderia existir relação entre a eletricidade e os imãs? E ele acabou descobrindo que sim. De repente, deparou- se com uma bússola perto, da qual não fazia parte dos experimentos, próxima a um fio pelo qual passava uma corrente elétrica, e a agulha da bússola imediatamente apontou para o fio. Dessa forma, ele demostrou o efeito de calor que ocorria em uma pilha voltaica, quando a agulha de uma bússola era forçada inversamente ao sentido que tomava ao aproximar-se. Isto ocorria toda a vez que a pilha estava em uso e levou-o à conclusão de que a corrente elétrica criava um campo magnético.

Inicialmente a Teoria de Oersted não foi tão aceita, pois ia além do que era visto visualmente, mas após vários experimentos ele conseguiu comprovar sua teoria.Tornando-se um cientista importantíssimo contribuindo para a ciência, comprovando que uma corrente elétrica forma um campo magnético, nascendo assim a ciência do eletromagnetismo e proporcionando a gerações futuras imensas descobertas a e criações de projetos úteis para a vida terrestre.

PS: O google homenageia esse ilustre cientista, devido ao sua data de aniversário do dia de hoje( 14 de Agosto de 2009),através do desenho de um prego ligado a uma pilha, demonstra a nova ciência encontrada, Eletromagnetismo :) (estou com saudades!! )

Descrição da Experiência de Oersted

Primeiramente ele colocou um fio condutor ligado a uma bateria, inicialmente com a chave aberta para que não houvesse fluxo de corrente elétrica, e uma bússola com a agulha paralelamente abaixo do fio.


Depois ele fechou a chave e viu que a agulha da bússola girava, e ia invertendo o sentido da corrente girando a agulha para o sentido oposto:

Desta maneira Oersted provou que um fio condutor percorrido por corrente elétrica gera ao seu redor um campo magnético, cujo sentido depende do sentido da corrente.





Principal | Atividades | Fórum | Aos Alunos
Interagindo | Aspectos  Filosóficos | Noticias
E-mail:  flavioscunha@hotmail.com