Vídeo: Motor de 4 Tempos

| Ler Comentários

O que seria da humanidade sem o motor a combustão?!! Claro que tem o aspecto ruim da coisa, a poluição, mas se não fossem essas maravilhosas máquinas certamente estaríamos morrendo de peste ainda...

O vídeo ao lado, cuja fonte desconheço, é uma animação computacional tridimensional que mostra a montagem de um sofisticado motor de 4 tempos desde o bloco (o esqueleto, onde são encaixadas todas as outras peças), até as velas, motor de arranque, etc..

Veja também o vídeo super explicativo abaixo! É das meninas do 2º Ano do CAC: Juliana, Laís e Gabriela. Foi idéia delas, hein! Eu só entrei com a edição...

Abaixo segue uma lista de sites que explicam melhor o funcionamento de um motor de 4 tempos. Procuramos classificá-los de acordo com o conteúdo de cada um, mas a Internet com certeza deve ter muito mais. Se encontrar, mande-nos o link para colocarmos na lista.


Para assistir esse vídeo no You Tube clique aqui.

Com estes links e os vídeos, tente responder essas perguntas:

  1. Descreva cada tempo, começando com a aspiração da gasolina (1º tempo). Separe os tempos 3 (explosão) e 4 (escape) em duas partes cada um, para facilitar os próximos passos.
  2. Descreva o que ocorre com a pressão, o volume e a temperatura em cada tempo. Use uma tabela e palavras como SOBE para indicar aumento, DESCE para indicar diminuição e CTE. para indicar constante. Lembre-se de dividir os tempos 3 e 4 em duas partes cada um!
  3. Faça um gráfico PV (pressão por volume) com a tabela que você obteve acima.
  4. Em qual(is) tempo(s) entra o calor no sistema, e em qual(is) o sistema perde calor?
  5. Em qual(is) tempo(s) o motor produz trabalho?
  6. Como poderíamos mudar o ciclo para que não haja perda de calor?


Para assistir esse vídeo no You Tube clique aqui.



Lista de Sites



Fórum - Comentários dos leitores: