Jogo de Meteoro


O que nós, meros seres humanos, poderíamos fazer se gigantescos pedregulhos viessem do espaço na direção fatal da Terra? Certamente nos sentaríamos e choraríamos... Mas os 1os. anos do Ensino Médio dos Colégios Adventistas de Hortolândia, Paulínia e Campinas não ficaram assim; pelo contrário, tendo aprendido a importante lição da CONSERVAÇÃO DE QUANTIDADE DE MOVIMENTO, pegaram suas naves espaciais da imaginação e foram à luta! Pelo menos através do joguinho de computador abaixo...

De maneira simples, é o seguinte: um objeto com massa m e velocidade v tem um certo "embalo", que em Física chamamos de quantidade de movimento; como é dedutível do senso comum, esse "embalo" depende da velocidade e da massa: quanto maior qualquer um dos dois, maior o "embalo".

No caso fatídico de um meteoro grande estiver vindo na direção da Terra, uma das saídas seria lançar um outro meteoro (projétil) de encontro àquele, de tal maneira a anular sua quantidade de movimento ou invertê-la; no jogo, de alguma maneira o meteoro-projétil encrava no meteoro, permanecendo "grudado" um com o outro.

Antes de fazer o download* (se este estiver muito rápido, tente este aqui*), atente a essas particularidades:

E pronto! Espero que você aprenda bastante e se divirta! Qualquer dúvida, contate-me!!
Se você ainda não tem o programa descompactador do tipo ZIP, então baixe-o aqui (clique na figura!).



Principal | Atividades | Fórum | Aos Alunos
Interagindo | Aspectos  Filosóficos | Noticias
E-mail:  flavioscunha@hotmail.com