As Máquinas Térmicas


Foi dífícil, mas enfim os grupos do 2º Ano do CAC conseguiram dsenvolver uma máquina a vapor que erguesse qualquer coisinha (olha que em anos anteriores eu exigi certa massa!...). E este ano (2009) dois grupos do CAHo conseguiram bater o recorde de TODOS os anos anteriores em que fizemos este projeto: o grupo da Alana, Vanessa, William e Marcela conseguiram fazer a máquina erguer 2 canetas! E o grupo da Melissa, Caio, Gabriel, Renan e Filipe conseguiram 4 canetas!!! Isso foi realmente incrível pra essas maquininhas térmicas com quase nada de eficiência e potência. Os outros grupos conseguiram fazer erguer apenas um clipe, mas todos atingiram o objetivo: produzir trabalho a partir do calor.

Tudo bem que a eficiência ficou longe de ser boa - em torno de 0,0001% -, e a potência bem fraquinha - em torno de 0,00001Watt -, mas para uma turbina de papelão e plástico, e caldeiras de latas com álcool até que está bom!...

Ao lado você confere a bagunça das aulas de montagem e apresentação: eles tiveram que medir a potência de liberação do calor pela máquina, a energia dada ao peso ao erguê-lo, e o rendimento da máquina em aula. E abaixo as fotos dos grupos.

Parabéns para todos!


Para assistir esse vídeo no You Tube clique aqui.



CAHo

A máquina vencedora de 2009! Conseguiu erguer até 4 canetas! Parabéns ao grupo da Melissa, Caio, Gabriel, Renan e Filipe

Em segundo lugar em força mas não em beleza e técnica, a máquina do grupo da Alana, Vanessa, Marcela e William: repare nas hélices que é uma verdadeira TURBINA!

O grupo do Danilo, Higor, Giuliana, Amanda e Sara também conseguiu atingir o objetivo, apesar de uma quase fusão da saída do vapor com o calor do fogo... Mas mesmo assim, parabéns!

Esquecemos de tirar foto da pose desses outros dois grupos, mas na próxima eles aparecem melhor... O grupo do Marcus Vinícius e do Igor conseguiu erguer só uma tampa de caneta, mas conseguiu! Já o grupo da Aline e Nathália não conseguiu desta vez, mas vai tentar de novo em agosto.

CAC

Mesmo com apenas 4 hélices, o grupo da Sabrina, Mayara, Laís e Mariana conseguiu atingir o objetivo em casa (o Anderson está de louro de pirata na foto).

O grupo mais original deste ano foi o da Daniela, Mariana, Kamila e Maressa que deixaram as hélices de lado para fazer esse outro tipo de máquina térmica a vapor. Parabéns!

Com um simples kit de cozinha, o grupo da Luiza, Camila, Evelyn e Bruna realizaram esta façanha e atingiram o objetivo com facilidade.

Com uma pequena gambiarra para improvisar um suporte e hélices que o professor fez, o grupo do Carlos, Daniel, Douglas e Thiago conseguiu... De raspão, mas conseguiu.




Abaixo, o projeto dos grupos de 2008:


Para assistir esse vídeo no You Tube clique aqui.

É um bule? É um kit-fondue? NÃO!! É a Super-Máquina-Térmica do grupo do Lucas, Amanda, Aline, Evelyn, Isabela, Carolina e Daniel.

Que jato de vapor girando hélices, que nada! O grupo da Renata, Bruna, Júlia, Ana Paula, Beatriz, Deise e (do risonho) Jhony tentaram (e conseguiram) inovar, fazendo este outro tipo de máquina térmica. Muito bem!

Agora se você que FORÇA, a máquina da Carolina, Daiane, Letícia, Amanda, Patrícia, Mariana e Amanda Colomeu foi a melhor: ergueu uma caneta!! Confesso que eu mesmo não acreditei antes de ver, mas é verdade!

Agora só POSE! O primeiro grupo abaixo conseguiu (mas eu vi só o final) e quando tentaram de novo derreteu tudo. Os outros dois até que tentaram um pouco, mas não chegaram a girar as hélices... Dizem que vão tentar de novo! Estamos aguardando.





Principal | Atividades | Fórum | Aos Alunos
Interagindo | Aspectos  Filosóficos | Noticias
E-mail:  flavioscunha@hotmail.com