Máquinas de Energia


Eu abandonei esse projeto por alguns anos mas ei-lo de volta! Neste ano de 2009 os alunos do CAC e do CAHo projetaram em construiram máquinas que convertem energia da natureza (desta vez só fizeram com água mesmo), em energia de rotação capaz de erguer 1kg. A potência obtida foi novamente em torno de 0,5W, mas mostraram que a criatividade não tem limite.

O vídeo ao lado mostra como foi a aula de apresentação no CAHo (no fim uma máquina do CAC; está sem áudio devido a problemas técnicos; aliás, todo o áudio acabou ficando ruim...), e abaixo algumas imagens dos grupos realizadores.

Parabéns para todos!

A máquina da Karla, Laís, Isabela, Hugo e Lucas B. usou até correntes e uma roda de bicicleta! Estava com um pequeno problema problema de mudar a marcha sozinho, mas funcionou bem. Já o grupo da Annaice, Camila, Ana Paula, Thaís e Paloma mostrou, de maneira simples mas eficiente, que as mulheres também dominam quando o assunto é máquina!
       
Mas olha esses engenheiros! Até peças sobressalentes o grupo do Vitor, Helon, Neto, Wesley e Jonathan levaram: uma rolemã se soltou e ficou inacessível mas isso não era problema! Tinham outra! Alguns ajustes e pronto. A maior surpresa foi a máquina sem hélices do grupo da Andriely, Lucas K., Gustavo, Filipe e Jéssica! Eu duvidei em princípio, mas funcionou! Claro que precisou de uma ajudinha do professor pra dar um jato de água suficiente, mas enfim...
       
Mas de enegenharia entende mesmo o grupo do Rafael, Itamar, Gustavo, Jamires e Bruno (ou quem os ajudou), pois a máquina deles contava com nada menos que 3 rodas para aumentar a força; pena que funcionava muito, muito, muitíssimo devagar... E finalizando com mais um toque feminino na Física, o grupo da Bruna, Aline, Dwane, Naiara, Priscila e Ana Paula em meio a uma tremenda correria para conseguir terminar, fez a máquina delas funcionar e muito bem!
       
Já no CAC apenas 1 grupo apresentou no tempo certo... Mas esse que apresentou valeu a pena, e foram: Vitor, Daniel, Caliel, Mariana F., Nathália e Priscila. Parabéns para todos!!





Em setembro de 2001, exatamente na época em que o Brasil se sacrificava para racionar energia, o 1o. Ano do Colégio Adventista de Capivari mostrou como poderia ser possível procurar novas maneira de "produzir" energia para a sociedade a partir de fontes renováveis, limpas e seguras.

O desafio era inventar uma máquina com a maior potência possível, que erguesse no mínimo 1kg. A maior potência obtida foi de 0,5W. Portanto, como enegenheiros de Ensino Médio estão ótimos!

Aqui também o pessoal teve que se explicar... Esse é o grupo da Lara, Luiz Henrique, Naiara e Cibele.
Eles usaram hélice de ventilador e "engrenagens" de borracha num suporte de madeira e parafusos. Mas colocaram as engrenagens invertidas (a grande no lugar da pequena), e não funcionou... Mas tudo bem: foi criativo.
"Energia, energia, energia...", o Otávio explicava. Ao lado dele a Milena, Leidiane e a Priscila.
O pai da Milena é mecânico de automóveis, daí ele arrumou essa engenhoca de vidro elétrico. Era pra erguer aquele peso ali, mas as hélices ficaram pequenas, e também não funcionou.
Mas será que nenhuma máquina funcionou?! Sim! Essa aí desses sorridentes garotos: o Vinícius, o Diego e o Rodrigo (o Raphael aparece na foto ao lado, ao fundo).
Aí o momento do teste: tudo molhado. Usaram madeira como suporte e as pás são de zinco.




Principal | Atividades | Fórum | Aos Alunos
Interagindo | Aspectos  Filosóficos | Noticias
E-mail:  flavioscunha@hotmail.com