Fenômenos Ondulatórios na Prática


Nesta aula vimos e ouvimos três fenômenos ondulatórios: BATIMENTO, POLARIZAÇÃO e INTERFERÊNCIA.

Clique para baixar o programa. BATIMENTO

O programa da figura ao lado demonstra a batimento entre ondas de 440Hz e 441Hz e outras freqüências próximas, e ainda toca o som respectivo para o ouvirmos.
Baixe-o em seu computador e descompacte os arquivos da pasta no diretório C:\ (se usar outra pasta não vai funcionar...).
POLARIZAÇÃO

As imagens a seguir ilustram bem o fenômenos da polarização das ondas transversais.
  
A primeira imagem mostra como a onda transversal é polarizada: o filtra nada mais é do que uma grade vertical que impede que as ondas horizontais ou em outras direções passem. A segunda imagem é um filtro polarizador para máquinas fotográficas, que produz o efeito da terceira imagem: com o polarizador o reflexo é retirado da foto, permitindo ver através do vidro. Isso se deve ao fato de que a onda refletida está em um sentido de perturbação transversal e a onda que vem de dentro do vidro está em outro.



INTERFERÊNCIA

Será que LUZ + LUZ = ESCURO? Sim, isso é possível. As ondas podem, em determinado local, juntar-se "crista com vale" e então ocorrer uma intereferência destrutiva, anulando a perturbação. As fotos a seguir mostram uma experiência em que um laser comum (imagem 1) é dividido em dois em uma fenda dupla (imagem 2). Esses dois feixes se espalham por difração e acabam interferindo entre si, produzindo as "franjas" da terceira imagem: as regiões claras são intereferências construtivas e as regiões escuras são interferências destrutivas.
    
Veja ainda a figura abaixo para entender melhor esse fenômeno.




Principal | Atividades | Fórum | Aos Alunos
Interagindo | Aspectos  Filosóficos | Noticias
E-mail:  flavioscunha@hotmail.com