Testando o Calor Específico


Veja o relatório desta experiência da Mariana Mendes, 2ºCAC (2010).


"Oba! Experiência!", foi a calorosa recepção dos 2ºs Anos do Ensino Médio do Honorino Fabbri ao saber que veriam com os próprios olhos a diferença entre calor e temperatura: dois alunos da turma se ofereceram para fazer a experiência onde aquecemos, com a mesma quantidade de calor (0,5mL de álcool), a mesma massa de água e de óleo (200g, sendo que o óleo tem 900g por litro).

Quando todos vêem que o óleo esquenta uns 15ºC e água apenas 8ºC, fica bem claro nesta experiência que calor é uma coisa e tmeperatura é outra: aquele é a quantidade de energia dada ao corpo e esta é uma medida da agitação molecular (veja este vídeo).

Em aula subseqüente (após a confecção do relatório da experiência), os alunos são levados a entender o significado de calor específico (veja este vídeo), e calcular a quantidade de calor que a água (e conseqüentemente o óleo), absorveu na experiência. Com esse valor e a variação de temperatura do óleo, é possível calcular o calor específico do óleo também.

Veja as fotos da aula abaixo:

Assista esse vídeo da aula:

Para assistir esse vídeo no You Tube clique aqui.

2o. B  2o. C  2o. A


A turma do 2º Ano do Ensino Médio do Colégio Adventista de Campinas verificou, na prática, que a variação de temperatura dos objetos depende do material (testamos água e óleo), da quantidade de calor (testamos com 1g e 2g de álcool) e da massa (testamos com 100g ou 200g da água ou do óleo). Após a obtenção de uma tabela que cada grupo ajudou a construir, concluímos que cada material tem seu Calor Específico. A seguir, você confere a aula que comprova também que Física não é só blá-blá-blá.

"E aí, o que vamos fazer agora?", o Renato, Thales e Felipe estão pensando... Tudo preparado, Max, Lucas, Vítor, Paulo e Felipe esperam pra colocar fogo.
A Caroline, Rhaíma e a Mariana estão a ponto de sacrificar as mãozinhas pelo bem da ciência. E o Mateus, Guilherme, Adriano, Felipe e Diogo também não querem perder calor...
Entretidas no relatório, a Aline, Thenille, Suéllen e a Jéssica concluem a atividade. Enquanto isso, no salão de beleza... Ops! Brincadeira... A Juliana, a Grabriela e a Laís também fizeram tudo direitinho...

Assista esse vídeo (só tem 30s!):

Para assistir esse vídeo no You Tube clique aqui.



Relatório da Mariana Mendes, 2ºCAC (2010):

Variação de temperatura

Local e data: Laboratório do CAC, Ponte Preta, 11 de março de 2010.

Grupo: Brenda, Isabela, Mariana L., Monique e Paloma.

Objetivo: concluir a relação de variação de temperatura com matéria e massa.

Materiais: termômetro, erlen mayer, balança, aste, garra, fófosforo, forminha, pipeta, óleo e álcool.

Procedimento: medimos a massa do erlen mayer e depois, ainda na balança, pusemos o tanto necessário de óleo no erlen mayer para fazer a experiência. Prendemos a garra na aste e o erlen mayer na garra, ao ponto que o mesmo ficasse com uma distância de um dedo da forminha, que estava apoiada na mesa do laboratório. Com a pipeta medimos o ácool que foi posto na forminha. Medimos a temperatura do óleo antes do aquecimento, então colocamos fogo no álcool, com fósforo; quando o álcool acabou de queimar, medimos de novo a temperatura do óleo, verificando assim a variação de temperatura.

Dados:

-massa do erlen mayer: 55,4g

-massa do óleo: 100g

-massa do erlen mayer com óleo: 155,4g

-álcool: 1,25mL

 
-temperatura do óleo antes de aquecer: 28°C

-temperatura do óleo depois de aquecer: 66°C

-Variação de temperatura: 38°C

 

+Dados dos outros grupos:

 

-50g de água: 44°C - 42°C - 33°C - 31°C => média: 37,5°C

-100g de água: 20°C - 26°C - 24°C => média: 23,5°C

-100g de óleo: 38°C - 27°C => média: 32,5°C

 
Conclusão: quanto maior a massa, menor a variação de temperatura (inversamente proporcional); o óleo aquece mais do que a água, materiais diferentes podem mudar na variação de temperatura, mesmo que tenham o mesmo tanto de combustível.

 
Fórmula:  (delta)T=Q/m.c  ou   Q=m.c.(delta)T

 
Sendo: (delta)T= variação da temperatura

                Q= quantidade de calor

                m= massa

                c= calor específico do material



Principal | Atividades | Fórum | Aos Alunos
Interagindo | Aspectos Filosóficos | Noticias
E-mail: flavioscunha@hotmail.com