Barcos


Barcos do CAHo, 2010.

Veja a criatividade desses grupos! Um construiu uma jangada e outro nada menos que um pedalinho! Pena que este último não mostrou detalhes da construção e contas. Mas veja como ficou bom!

Esse é do grupo do Rafael, Hugo, Wendel e Wesley.


Para assistir no Youtube, clique aqui.
Esse grupo é da Isabela, Karla, Lucas, Ana Paula, Andrey, Cíntia, Laís e Priscila.

Para assistir no Youtube, clique aqui.



Barcos do pessoal do CAC e do UNASP, 2008.


O pessoal do CAC e do UNASP se inspirou nos barcos do vídeo aí abaixo e resolveu fazer os seus. Confira, seguir, os trabalhos da turma, com direito até mesmo aos vídeos que eles mesmos produziram. PARABÉNS!

Relatório do trabalho de fisica jangada com garrafad pet.
principio de Arquimedes.

Local e data:Engenheiro coelho(lagoa bonita), 08 de abril de 2008.
Grupo de trabalho: Fernando, Pamela, Caroline, Gabriela, Daniela.
Objetivo: provar que o principio de Arquimedes é correto e fazer uma jangada flutuar e se locomover.
Materias: 40 garrafas pet, um estrado de cama, fita durex.
Procedimentos: primeiramente conseguimos todas as garrafas pet, prendemos uma nas outras e e logo em seguida prendemos todas as garrafas no estrado, e em seguida fomos para a lagoa e testamos a jangada.
Dados obetidos: 1 garrafa aguenta 2kg...40 garrafas aguenta 80kg...peso aproximado do barco = 13kg massa do meu corpo = 53,3kg...
Analise dos dados: 1ºcalculo:Empuxo=Dliq x Vobj x g
E=1000m³ x 0,002m³ x 10
E=20N = 2000g = 2kg
2ºcalculo:peso total= peso do barco + minha massa
pt= 13 + 53,3 = 66,3kg
3ºcalculo:1 garrafa--------2kg
40 garrafas-----x
x=80kg
Conclusão: Arquimedes nao pecou em sua descoberta e realmente a janda medida com o calculo do empuxo funciona.

Para assistir esse vídeo no You Tube clique aqui.



Vídeo - Hortolândia e Capivari, 2001

Quando aprendemos o Princípio de Arquimedes (clique neste link para assistir ao vídeo sobre esse tópico), a primeira coisa que pensamos é: "Ah! Agora sei como construir um barco...". Claro que a tarefa exige mais meros conhecimentos científicos, mas esses alunos do 1o. Ano do Colégio Adventista da Hortolândia e de Capivari tentaram. E salvo alguns naufrágios não muito catastróficos, conseguiram fazer algo boiar até que bem.

Assista ao vídeo e tente construir o seu! Mas não esqueça de calcular tudo com o Princípio de Arquimedes.


Para assistir esse vídeo no You Tube clique aqui.

Hortolândia - 2003

O desafio proposto à classe era o de fazer um barco que agüentasse uma carga mínima de 5kg e tivesse um sistema de propulsão independente (i.e., fosse capaz de se locomover sem interferência dos integrantes dos grupos). Infelizmente tivemos um problema técnico ao fotografar os testes dos barcos no dia da apresentação (novembro de 2.002) e não conseguimos fazê-lo. Mas tiramos algumas fotos depois, ainda que não no ato do teste na piscina (portanto, não tão emocionante...).

Dos 5 barcos apresentados, apenas dois seguiram estritamente os requisitos (agüentar 5kg e se locomover); mas os outros também foram bem criativos. A seguir, os dois vencedores:

O Barco e seus criadores: Diego, Renato e Fábio (esq p/ dir). Note-se o arrojado sistema de propulsão elétrico (à bateria). Também tinha uma vela, mas preferiram arrancá-la no teste... Usava garrafas plásticas, isopor e madeira.
Esse outro, também muito eficiente, tinha uma propulsão que não aparece na foto: utilizaram 4 motores de ventiladores de mão, à pilha. De madeira e isopor. Por Gustavo, Vinícius, Lucas e Leandro (esq p/ dir).




Principal | Atividades | Fórum | Aos Alunos
Interagindo | Aspectos  Filosóficos | Noticias
E-mail:  flavioscunha@hotmail.com